Como Cuidar de Suculentas

Não sei se você já é experiente em suculentas, mas vou compartilhar com você um pouco da minha experiência com as gordinhas:

Chegada das suculentas: Deixe o substrato pronto no vaso para quando sua encomenda chegar, algumas suculentas são bem sensíveis, com as folhas mais finas, elas guardam menos agua, talvez essas mais sensíveis cheguem aí mais urgentes em agua, é importante abrir uma a uma com cuidado, plantar, regar somente as que estiverem com sinais de sede e deixar em local iluminado (mas sem sol direto) para elas se restabelecerem, depois pode ir acostumando 1 hora por dia de sol da manhã por uns 4 dias e aos poucos ir aumentando as horas até elas estarem acostumadas.

Os cactos, lithops, pleiospilos e suculentas maiores com folhas mais gordinhas que não estiverem com aparência de sede, não regar!

É importante observar e entender a sua planta para saber quando ela precisa de agua, não é regar 2  vezes ou 1 vez por semana nem quando a terra estiver seca, é regar quando a planta precisar.

Cactos, agavoides e echeverias já adultas no mínimo a cada 10 dias, lithops sempre a cada 15 dias, colares não guardam tanta agua então pedem mais regas, aqui eu cultivo a peperomia prostata e o coração partido na agua, está dando certo.

Aqui rego todas com mangueira, rega abundante até sair a agua pelos furos do vaso, mas se você tem poucas plantas e puder sempre regar da forma que ensino sobre a primeira rega, é o mais indicado para não causar podridão.

Eu recomendo que a primeira rega seja da seguinte forma: Encha uma bacia com agua (abaixo do nivel do vaso) e coloque os vasos com as plantas dentro, deixe que o vaso sugue a agua de baixo para cima, assim você não molha a planta e ela não corre o risco de apodrecer e ainda estimula o crescimento de novas raizes.

Regas somente a noite! Se você rega a planta no sol pleno, ela vai estar quente, o vaso quente, a terra quente, e aí vem a agua e cozinha a sua planta.

Substrato: Pegue algo para usar de medida medida, uma vasilha ou copo para usar de medidor, 4 medidas de terra vegetal preta (a melhor é a da all garden de turfa e pinus triturado), 1 medida de perlita e 1 medida da casca de arroz carbonizado e só, na adubação a planta vai receber as vitaminas, o substrato não precisa ter humus de minhoca nem esterco, isso atrai aqueles mosquitinhos pretos que se chamam fungos gnats. 

Para as lithops e pleiospilos o melhor substrato é o akadama, não adianta tentar cultivar no substrato comum, eles vão morrer.

Vaso é importante fazer a drenagem do vaso caso ele vá ficar num lugar onde toma chuva e se for muita chuva opte pelo vaso de barro, a drenagem é feita com um pedaço de tnt para tampar o furo do vaso, pedras ou argila expandida no fundo do vaso, mais um pedaço de tnt, aí depois a terra.

Sol e tempo de rega: Na foto de cada produto tem explicando se a planta é de sol da manhã, sol pleno ou claridade, mas gostaria de explicar que o sol do meio dia não faz bem pra ninguém, eu não recomendo deixar sua planta em sol forte demais, as que são de sol da manhã é um sol até umas 10:30 (sol fraco), as de sol pleno podem tomar sol até 11:30 ou das 14h em diante, depende de cada região, eu estou em São Paulo, então sinta o seu clima aí, as de claridade é sem sol tá.  

A melhor forma de acabar com as pragas e fungos e proteger as suas plantas deles é com a terra diatomacea, aprenda sobre ela no link abaixo:

https://suculentasdelicato.com.br/produto/terra-diatomacea-50gr/

Além da terra diatomácea use também o cercobin para eliminar e prevenir suas plantas de fungos.

Para cochonilhas e pulgões e uso Evidence, 1 gr por litro, com oculos de proteção, máscara e luva porque é um veneno, ele fica na planta por alguns dias, quando a cochonilha tenta se alimentar da planta, morre.

Dúvidas me chama no whatts.

Beijos,

Amanda – Suculentas Delicato

Veja Nossas Avaliações nas Redes Sociais

Fale com a gente no WhatsApp